
 

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP-USP. São Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom. 

Charleston José de Sousa Assis. Imprensa e redemocratização no Brasil: a TV Globo e as 
Diretas Já. (PPG-UFF - Doutorando em História Social) 
 
Resumo:  De alguns anos para cá a Rede Globo de Televisão tem investido em marketing 
com o objetivo de construir uma imagem positiva junto à opinião pública, em especial no 
que diz respeito ao seu telejornalismo. Seu esforço mais notável talvez seja aquele 
vinculado à sua participação na cobertura da campanha Diretas Já, em 1984. O objetivo 
desta comunicação é demonstrar a diferença do que tem sido oficialmente divulgado pela 
emissora daquilo que efetivamente representou sua cobertura objetiva. Em outras palavras, 
comparando-se com o que foi ao ar, e de que forma foi, o que sugere um evidente esforço 
de reconstrução da memória social sobre si mesma. 
 

Introdução 

Em junho de 2008, a Rede Globo fez alarde do lançamento do site 

www.memoriaglobo.com.br, no qual abre muitos de seus arquivos a qualquer um que tenha 

ao seu alcance um computador em uma conexão razoável com a internet. Ali os 

interessados encontrarão depoimentos de pessoas que fazem parte da história da emissora, 

bem como novelas, humorísticos e programas jornalísticos de grande importância para os 

historiadores do tempo presente.  

Entretanto, dentre todos os assuntos abordados na página inicial, o que mais chama 

a atenção é o link intitulado “Polêmicas históricas”. Situado na parte central da página, o 

link dá acesso às principais situações que envolveram a empresa em polêmicas que, de uma 

forma ou de outra, mancham seu nome até nossos dias. São seis as chamadas polêmicas 

históricas: as concessões de canais, o caso Time-Life, o caso Proconsult, a campanha 

Diretas Já, os debates Collor X Lula, e a questão atual com o BNDES. Curiosamente, 

porém não sem razão, as quatro imagens que ilustram o texto informativo do link 

pertencem à cobertura das Diretas, visto ter sido aquela que, ao lado da cobertura das 

eleições de 1989, provocou as maiores desconfianças em diversos setores da sociedade 

brasileira acerca da postura da emissora. 

O objetivo desta comunicação é demonstrar que os argumentos utilizados pela 

emissora para justificar sua atuação nas Diretas encerram contradições que nos permitem 

colocá-los sob suspeição, e que, portanto, se trata de uma tentativa de reconstrução da 

memória social acerca da Rede Globo.  

 Razões para todo esse esforço da emissora não faltam. De acordo com Jacques Le 

Goff,  



 

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP-USP. São Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom. 

“a memória coletiva foi foi posta em jogo de forma importante na 
luta das forças sociais pelo poder. Tornar-se senhores da memória e 
do esquecimento é uma das grandes preocupações das classes, dos 
grupos, dos indivíduos que dominaram e dominam as sociedades 
históricas. Os esquecimentos e os silêncios da história são 
reveladores destes mecanismos de manipulação da memória 
coletiva”.1 

  

Pelo exposto, memória e esquecimento, aparentemente opostos, muitas vezes 

constituem elementos de um mesmo processo. Esquecimentos e silêncios acerca de algo 

certamente são estimulados porque há interesse que indivíduos, grupos e sociedades 

lembrem, isto é, constituam sua memória sem o efeito perturbador que eles possam causar. 

Márcia Motta defende que o historiador tenha em mente “a idéia de que numa sociedade há 

sempre várias memórias, muitas delas em disputa”. Segundo ela, “vale afirmar: quem quer 

lembrar, o que se quer lembrar, e porquê”.2 Diante disso, e tendo ciência de “quem quer 

lembrar”, investiguemos os dois elementos restantes. 

Os argumentos iniciais 

 O texto do site Memória Globo, intitulado “1983/1984 – Comícios das Diretas Já”, 

inicia informando que o deputado federal Dante de Oliveira apresentou a proposta de 

emenda à Constituição em 02 de março de 1983, e que no mês seguinte o PMDB lançou a 

Campanha Diretas Já. A primeira estratégia de defesa consistiu em demonstrar que mesmo 

antes do lançamento da campanha, a emissora já havia apresentado matéria no Jornal 

Nacional em 29 de março, com duração de 2 minutos e 16 segundos, tratando do 

lançamento da campanha. De fato, o entrevistado é o líder do PMDB na Câmara Federal, o 

deputado Freitas Nobre, que expõe a estratégia da oposição para aprovar a emenda. 

 À primeira vista, o argumento utilizado parece responder bem aos seus críticos. 

Entretanto, o próprio texto põe por terra a estratégia, ao admitir que a campanha ganha as 

ruas nos meses seguintes e, em seguida, informar que no dia 27 de novembro levou ao ar, 

no programa Fantástico, matéria de 1 minuto e 17 segundos acerca de uma festa-comício 

no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Ora, se a campanha estava nas ruas, por que 

demoraram oito meses para fazer sua cobertura novamente em horário nobre? Ainda mais 

                                                 
1 LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003, p. 422. 
2 MOTTA, Márcia Maria Menendes. História e memórias. In: MATTOS, Marcelo Badaró (org.). História: 
pensar e fazer. Rio de Janeiro: Laboratório Dimensões da História, 1998, p. 75. 



 

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP-USP. São Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom. 

se tratando do dia do falecimento do senador Teotônio Vilela, um dos maiores símbolos da 

campanha, lembrado nos comícios com a emocionante canção “Menestrel das Alagoas”, de 

Milton Nascimento e Fernando Brant, cantada pela cantora Fafá de Belém. 

 Após afirmar que os quatro primeiros meses de 1984 foram marcados por comícios 

em praças como Salvador e Vitória, a emissora informa que só tratou deles em telejornais 

locais e assume que isso ocorreu “por decisão de Roberto Marinho”. De acordo com o 

texto, “o presidente das Organizações Globo temia que uma ampla cobertura de televisão 

pudesse se tornar um fator de inquietação nacional”. O texto apresenta palavras do próprio 

Marinho para explicar porque resolveu cobrir a campanha, utilizando trecho de uma 

entrevista à revista Veja, na qual afirma que “a paixão popular foi tamanha que resolvemos 

tratar o assunto em rede nacional”. 

 Roberto Marinho disse a verdade? Sim, sabe-se que sua emissora cobriu a 

campanha em rede nacional. Todavia, não da forma como está disposta no texto. Ali, 

afirma que em 25 de janeiro noticia o comício da Sé, sobre o qual faz questão de frisar que 

se tratou do primeiro grande comício da campanha. Em outras palavras, equivale dizer que 

quando a coisa tomou força a Globo estava presente para noticiar. Não foi bem assim. 

Meses depois a emissora entra realmente na cobertura jornalística. 

 O referido comício foi causa de muitas controvérsias à época. A acusação que a 

emissora sofreu foi de que mentiu aos telespectadores, fato que o texto reconhece. Como 

defesa, diz que a matéria de 1 minuto e 3 segundos do jornalista Ernesto Paglia informou 

que no comício se pedia eleições diretas para presidente da República. Informa, ainda, que 

a confusão se originou com a chamada lida pelo apresentador Marcos Hummel, no Jornal 

Nacional, que dizia: “Festa em São Paulo. A cidade comemorou seus 430 anos com mais 

de 500 solenidades. A maior foi um comício na Praça da Sé”. 

 Acerca disso, vejamos alguns aspectos. Em primeiro lugar, um comício que reúne 

cerca de 250 mil pessoas jamais poderia ser anunciado da maneira como foi, sendo 

vinculado ao aniversário da cidade. Segundo: e o que dizer do tempo exíguo? Um minuto 

para o maior evento político da história do país em vinte anos? Fica claro que não havia 

intenção de noticiá-lo efetivamente à época, tanto quanto fica igualmente claro que o 

esforço atual para dizer que a Globo não havia se omitido. 

Cotejando as fontes 



 

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP-USP. São Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom. 

Nesse momento, é sempre interessante recorrer às fontes contemporâneas. Não que 

as mesmas não sejam suscetíveis a manipulações e erros, mas são capazes de nos apontar 

aspectos sobre as quais as atuais silenciam ou mesmo se opõem. Uma frase do deputado 

Egídio Ferreira, vice-líder do PMDB na Câmara,  pode oferecer subsídios para a explicação 

do fenômeno: “o movimento pelas diretas cresceu tanto que até a Globo aderiu”.3 Ora, que 

dizer de um contemporâneo que afirma que “até a Globo”. Será que se trata de uma posição 

individual do deputado? Sua frase evidencia, no mínimo, uma má vontade da emissora com 

a campanha, que teria sido vencida porque o movimento obteve avassalador apoio popular. 

Se tomarmos como base o pensamento de Mikhail Bakhtin, certamente não diremos 

que se tratava de opinião isolada do deputado Ferreira, pois de acordo com aquele,  

“na realidade, o ato de fala, ou, mais exatamente, seu produto, a 
enunciação, não pode de forma alguma ser considerado como 
individual no sentido estrito do termo; não pode ser explicado a 
partir das condições psicofisiológicas do sujeito falante. A 
enunciação é de natureza social”.4 

 

A revista Veja entendeu as coisas de maneira parecida, quando afirmou que a 

Globo, na verdade, reconheceu que estava perdendo credibilidade por sua omissão em 

cobrir a campanha.5 A revista Isto É também tratou da ausência da Rede Globo na 

campanha. Afirma que, na opinião de um veterano redator da emissora, imperava no 

departamento de jornalismo “uma desgraçada sensação de culpa e que os telespectadores 

ligavam para a emissora indignados com o boicote”.6 Então, como se vê, à época a 

sociedade fazia uma leitura crítica acerca da posição da Rede Globo frente à campanha.  

Voltando ao Comício da Sé, vale o registro que a reportagem de Veja afirma que 

teriam sido 45 segundos, não 1 minuto e 3 segundos. Em que pese o fato de que tanto o 

repórter quanto o próprio editor (ou mesmo o veículo, o que é comum) estivessem 

deliberadamente dispostos – por quaisquer razões – a espezinhar a Globo, “arredondando” 

o tempo da matéria, ainda assim é emblemático que tenham mobilizado um discurso que, 

ao que tudo indica, encontrava eco na sociedade. Será que todos à época estavam 

                                                 
3 REVISTA VEJA, São Paulo: 18 abr. 1984, pp. 93, 94. 
4 BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986, p. 109. 
5 REVISTA VEJA, São Paulo: 18 abr. 1984, pp. 93, 94. 
6 REVISTA ISTO É, São Paulo: 1º fev. 1984, p. 20. 



 

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP-USP. São Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom. 

equivocados ou tinham má vontade em relação à emissora, por isso as acusações que 

sofreu? Parece que não. 

A explicação da emissora: pressão insuportável 

Após a polêmica supracitada, o texto explica que a causa de tudo foram as pressões 

que a Globo sofreu dos militares. O então diretor de jornalismo Woile Guimarães achava 

que  

“foi a maior pressão que a Rede Globo já sofreu”. De acordo com 
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, “naquele momento, a 
pressão sobre Roberto Marinho foi intensa. Foi uma frustração para 
mim e para toda a equipe de jornalismo, uma tristeza para o 
Armando Nogueira e a Alice-Maria, não poder fazer a cobertura de 
maneira adequada. Nós ficamos limitados pelo poder de audiência 
que a TV Globo tinha. Isso foi uma tristeza muito grande, mas 
naquele momento o Dr. Roberto não podia resistir.” 

 

Nesse momento, a estratégia de reconstrução de memória atinge o ápice. A idéia 

apresentada ao leitor do site é que não havia saída para a emissora. A explicação seria a 

mais ou menos a seguinte: Roberto Marinho estava de mãos atadas. Contraditoriamente, o 

texto assume essa explicação, pois havia iniciado dizendo que o próprio Marinho temia a 

campanha.  

A meu ver, a contradição se resolve na junção dos dois aspectos: tanto Roberto 

Marinho era contrário à campanha para eleições diretas à Presidência da República – seja 

por princípio seja por temor que o processo saísse do controle dos setores dominantes, de 

resto um temor compartilhado pelos demais integrantes das elites – quanto por medo 

quanto vinha sendo pressionado para não cobrir a campanha. Embora seja de difícil 

elucidação, parece que o primeiro fator assumiu maior peso. Assim sendo, parece sofisma a 

tese da incapacidade de agir do presidente das Organizações Globo. Se não, vejamos. 

Comecemos com uma questão: por que a emissora mergulha na cobertura da 

campanha no dia 10 de abril de 1984? (Registre-se que faltavam apenas 15 dias para a 

votação da emenda Dante de Oliveira.) Antes dessa data, notícias em rede nacional somente 

em 16 e 24 de fevereiro e em 21 de março. Ora, Marinho podia ou não autorizar a 

cobertura? Se não podia, por que autorizou que a Globo cobrisse “com grande destaque o 

evento, dedicando-lhe quase uma hora da sua programação”? E, se podia, por que não o 

fizera antes? Não parceria mesmo querer. 



 

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP-USP. São Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom. 

De fato, há uma mudança radical na postura da emissora frente à campanha. 

Comparemos o Comício da Sé, de 25 de janeiro, com o famoso Comício da Candelária, no 

dia 10 de abril. No primeiro, a emissora colocou de 45 segundos a 1 minuto de reportagem 

do comício das diretas em São Paulo, que contou com mais de 250 mil pessoas,7 ainda 

assim no contexto do aniversário da cidade. No segundo, com cerca de 1 milhão de pessoas, 

utilizou quase uma hora, entre flashes vespertinos, Jornal Nacional e com interrupções 

durante a novela das oito.8  

A meu ver, as razões residem na audiência. Trata-se da perda de credibilidade que 

se traduz em perda de audiência e, conseqüentemente, em perda de receita. Segundo o 

IBOPE, entre as 21 e 21h30, cerca de 4,2 milhões de cariocas e 4,8 milhões de paulistanos 

assistiram ao comício da Candelária. 83% da audiência entre os cariocas e 60% entre os 

paulistanos. Para se ter uma idéia, a novela Champagne vinha apresentando audiência de 

60% dos aparelhos de televisão.9 Como desprezar o interesse gigantesco da sociedade nas 

diretas? 

As palavras de uma reportagem da revista Veja acerca do Comício da Candelária 

oferecem alguns subsídios para entendermos o que se passava: 

“o comício em favor das eleições diretas no Rio de Janeiro cravou, 
na semana passada, mais um marco na evolução desta campanha 
sem precedentes, em mobilização e apoio popular, por uma idéia 
política (...) Hoje o desejo de escolher o presidente da República é 
a maior unanimidade popular já registrada na história do Brasil, 
algo que se afere não apenas pelo tamanho dos comícios mas por 
toda e qualquer investigação de opinião pública que se possa fazer. 
Nunca tantos quiseram a mesma coisa ao mesmo tempo”.10 

 

Ciro Marcondes Filho, ao analisar o fenômeno, também faz observação, de certa 

forma, semelhante, ao destacar que a campanha dava audiência:  

“também as redes de televisão tiveram que mudar, não porque o 
público impôs, mas porque perdiam credibilidade e audiência, ou 
seja, seu subproduto (telejornal) não era mais “comprado”. O lucro, 
portanto, impôs a virada, a ponto de não atenderem (Globo e 

                                                 
7 REVISTA ISTO É, São Paulo: 1º jul.1984, p.17. 
8 REVISTA VEJA, São Paulo: 18 abr. 1984, p. 93. 
9 Ibid. 
10 REVISTA VEJA, São Paulo: 18 abr. 1984, p. 21. 



 

Texto integrante dos Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP-USP. São Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom. 

Manchete) as “recomendações” do Planalto para não darem destaque 
às passeatas”.11 

 

Conclusão 

 Sabe-se que os meios de comunicação não são possuidores de vida própria, 

independentes do corpo social de onde se originam e para o qual se dirigem (e procuram 

dirigir). Por essa razaão, a trajetória da Rede Globo, que foi da omissão ao engajamento na 

cobertura, se assemelhou a dos outros grandes veículos de comunicação do país. Todos 

tiveram de mudar. O fato da emissora líder de audiência ter sido a última tem menos a ver 

com as pressões sofridas pela ditadura que pelas convicções e vínculos classistas de seus 

proprietários, tanto que, quando os negócios poderiam ser ameaçados, imediatamente a 

emissora fez tudo aquilo que hoje em dia se esforça dizer que era incapaz de fazer: cobriu a 

campanha exaustivamente. 

 O site www.memoriaglobo.com.br, a meu ver, se insere no  

“processo de construção de memórias [que] implica escolhas entre 
os fatos do passado, que – por uma razão ou por outra – 
determinado grupo considera que devam ser 
lembrados/rememorados. Ao fazer escolhas, o grupo também 
esquece e faz esquecer outros acontecimentos”.12 

 

No final, a mais válida explicação da Globo se encontra na frase distraídamente 

transcrita pelo autor do texto: “o presidente das Organizações Globo temia que uma ampla 

cobertura de televisão pudesse se tornar um fator de inquietação nacional”. 

 

Bibliografia 

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986, 3. ed. 

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. 

MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia (Jornalismo como produção social de 

segunda natureza). São Paulo: Ática, 1989. 2ª edição  

MOTTA, Márcia Maria Menendes. História e memórias. In: MATTOS, Marcelo Badaró 

(org.). História: pensar e fazer. Rio de Janeiro: Laboratório Dimensões da História, 1998. 

                                                 
11 MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia (Jornalismo como produção social de segunda natureza). 
São Paulo: Ática, 1989. 2ª edição, p. 172. 
12 MOTTA, op. cit., p. 80. 


